Link para o e-book “Multiversidade. Livro branco sobre discriminação múltipla e interseccional”

O objetivo do Projeto Multiversidade – Livro Branco sobre Discriminação Múltipla e Interseccional (EEAGRANTS/2022/SGS3-C1) é construir um conjunto de recomendações de políticas públicas, coesas e cientificamente fundamentadas, baseadas em conhecimento multidisciplinar, para nivelar e harmonizar as proteções antidiscriminação em Portugal, considerando a discriminação múltipla sequencial, aditiva e interseccional.
(…)
O projeto Multiversidade foi desenhado para incentivar o diálogo do Direito com outras ciências sociais, em particular com a Antropologia Social e com a Economia. O nome do projeto reflete também a noção de que a diversidade enriquece a ciência – e que uma Universidade requer multidisciplinaridade.
O projeto pretende recomendar proteções jurídicas completas e atualizadas, com base na combinação de metodologias de recolha e análise de dados próprias da Antropologia Social, tendo presente as implicações socioeconómicas das diversas discriminações, e recorrendo à análise detalhada, quer do quadro legal antidiscriminação em Portugal (e sua aplicação), quer de soluções encontradas noutros enquadramentos jurídicos.
O projeto teve como foco inicial a análise da proteção legal e institucional contra a discriminação com base no sexo, origem étnico-racial, orientação sexual e identidade de género e deficiência (sempre considerando as suas implicações socioeconómicas), procurando formas de nivelar e harmonizar as proteções existentes e propondo formas de proteção contra a discriminação múltipla e interseccional. A diversidade de identidades conduz frequentemente a experiências de discriminação, mas várias pessoas agregam fatores distintos de discriminação, cuja combinação pode resultar na sua fragilidade acrescida.

Margarida Lima Rego (coord.), Paulo Côrte-Real (coord.), Joana Brilhante,
Maria João Resende, Miguel Vale de Almeida, Veronica Corcode

Link para o e-book: https://www.eeagrants.gov.pt/media/6633/24_057-livro-a4_livro-branco-sobre-discriminacao_210x297_v5_ebook.pdf