DIA MUNDIAL DA ANTROPOLOGIA & JORNADAS DA ANTROPOLOGIA EUROPEIA

No âmbito do Dia Mundial da Antropologia, a Associação Portuguesa de Antropologia (APA) realiza desde 2018 a Conferência anual Raúl Iturra, homenagem em vida a um dos fundadores da APA.
O Dia da Antropologia congrega a comunidade antropológica e celebra a vitalidade da antropologia, sendo ocasião para a entrega pública dos Prémios APA e da Bolsa de Trabalho de Campo.


DIA MUNDIAL DA ANTROPOLOGIA & JORNADAS DA ANTROPOLOGIA EUROPEIA 2025

No dia 20 de fevereiro de 2025, a APA promove a celebração, pela nossa comunidade antropológica, deste duplo evento internacional. De entre as instituições parceiras, destacamos a anfitriã do evento, a Universidade de Coimbra, e nomeadamente o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que nos abre as suas portas para acolher antropólogas e antropólogos de todo o país que queiram – e possam – juntar-se a este importante momento de convívio da disciplina. Dando cumprimento ao desígnio de descentralização, a APA e a Universidade de Coimbra convidam igualmente os estudantes de Antropologia a marcar presença e desafiam os respetivos departamentos a realizar a viagem sob a forma de visita de estudo. O programa da cerimónia, que decorrerá no Anfiteatro I do Colégio de S. Bento às 14h30, inclui a “Conferência Anual Raúl Iturra”, proferida por Fernando Florêncio – tema a anunciar em breve. A cerimónia assinala igualmente os 140 anos da criação da primeira cátedra de Antropologia em Portugal (1885-2025). Serão entregues o Prémio APA Antropologia Biológica e a Bolsa de Apoio ao Trabalho de Campo e seguir-se-á a Festa da Antropologia, com algumas surpresas por parte da nossa anfitriã, a quem a APA agradece a hospitalidade em nome de todas e todos.


2024 | Celebração do Dia Mundial da Antropologia e Jornadas da Antropologia Europeia

22 de fevereiro de 2024, 18h00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa
Os cruzamentos e impactos das culturas do petróleo nas culturas do património serão o tema abordado por Nélia Dias no histórico Anfiteatro Chímico do MUHNAC.

Contamos com a presença de tod@s!



Raúl Iturra (Novembro de 2017)