A APA e o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra agradecem a tod@s os participantes do evento de celebração do Dia Mundial da Antropologia.
O anfiteatro do Colégio de São Bento (o edifício do DCV) esteve não só totalmente cheio, como tinha muita gente de pé ou sentada pelas escadas abaixo, graças em grande parte à mobilização de ISCTE, ISCSP e NOVA FCSH, que organizaram autocarros de Lisboa com estudantes e docentes. Ainda ficou lotado um outro auditório de 50 lugares no mesmo edifício, onde a cerimónia esteve a ser transmitida em videoconferência e acompanhada igualmente com aplausos e comentários de estudantes e docentes.
A energia no ar, o entusiasmo, as ovações marcaram a cerimónia, que contou com várias presenças institucionais, a quem desde já agradecemos. Contámos com intervenções dos organizadores e com a presença d@s vencedores do Prémio APA Antropologia Biológica 2024 e da Bolsa APA de apoio ao trabalho de campo, bem como os 3 vencedores de menções honrosas.
Antes de mais, o nosso agradecimento ao Professor Fernando Florêncio que proferiu a conferência anual “Raúl Iturra”, com título Antropologias em Portugal: preconceitos, potencialidades e desafios. Agradecemos também aos 20 estudantes de Coimbra que organizaram visitas guiadas a locais selecionados da atividade antropológica em Coimbra para mais de 150 estudantes e docentes de Lisboa, bem como organizaram a simpática Festa da Antropologia que se seguiu à Conferência anual da APA, no pátio do Colégio. Por fim, também um agradecimento ao João Garrinhas pela cobertura fotográfica do evento.