ZONAS DE CONTACTO webinar #1

      Comentários fechados em ZONAS DE CONTACTO webinar #1

ZONAS DE CONTACTO

webinar #1

20 novembro 2020
14h00 (GMT)
Zoom*

*inscrição obrigatória

 
Performances normativas e desafiantes e educação popular como metodologias e práticas alternativas em três cenários: identidade, género e democracia. O Teatro popular criado pelas mulheres da Fortaleza da Mulher Maya (FOMMA) nos altos de Chiapas, México.

por
Doris Difarnecio (encenadora e investigadora)
Catherine Hill (artista visual)

 
Formulário para inscrição AQUI
 
 

Apresentação

Dia 20 de Novembro, às 14h, retomamos as Zonas de Contacto, agora em formato webinar. Este seminário conta com a presença da encenadora, performer e investigadora Doris Difarnecio do Instituto Hemisférico de Performance e Poltica e a sua colaboradora e artista visual Catherine Hill.

As oradoras virão falar de projetos teatrais em Chiapas – México com mulheres mayas. A proposta teatral deste grupo (FOMMA), inspirada em Paulo Freire, centra-se nos direitos das mulheres indígenas, alfabetização, sobrevivência cultural, ecologia, saúde e educação. A relação única entre investigação, activismo e performance, fruto da colaboração entre a FOMMA e a Universidade de Nova Iorque, inspirou-a na criação da Arte Accion, junto com Catherine. Doris é beneficiária de uma Bolsa Fullbright e é Mestre em Ciências Sociais e Humanas.

  • É necessária inscrição prévia no webinar através do formulário no botão em cima; o link zoom será enviado próximo da data do webinar a todos os que se tenham inscrito atempadamente.
     
  • Para quem não puder assistir via zoom, será feito um live streaming na página FB das Zonas de Contacto.

Notas biográficas

Doris Difarnecio cruza técnicas artísticas com práticas do teatro popular, dança, performance, testemunho e história oral como ação política. Dirigiu e cocriou 15 peças com a FOMMA (1999-2015). Dirigiu em Chiapas (México) o centro satélite do Instituto Hemisférico de Performance e Política (2005-2015). A relação única entre investigação, ativismo e performance, fruto da colaboração entre a FOMMA e a NYU, inspirou-a a cria o projeto Arte Accion. Doris é beneficiária de uma Bolsa Fullbright e é Mestre em Ciências Sociais e Humanas, centrada no teatro como ação social e feminista.

Catherine Hill é artista visual, educadora, activista, fotógrafa e co-conspiradora do projeto Arte Accion.

Organização
Laboratório Audiovisual do CRIA (LAV)
Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA)
GI Circulação e Produção de Lugares (CPL)