Segunda sessão do ciclo “As Ciências Sociais e o Audiovisual”

      Comentários fechados em Segunda sessão do ciclo “As Ciências Sociais e o Audiovisual”
Teve início no passado dia 10 de outubro de 2017 o Ciclo “As Ciências Sociais e o Audiovisual”, organizado por Paulo Granjo e Inês Ponte, ambos sócios da APA (com Mariana Liz e Pedro Figueiredo Neto). O ciclo “As Ciências Sociais e o Audiovisual” propõe-se a pensar no valor analítico e metodológico das imagens em movimento para o trabalho desenvolvido por cientistas sociais.

A 2ª sessão, dedicada à experimentação, terá lugar no próximo dia 24 de outubro de 2017 às 16h, na Sala Polivalente do ICS-ULisboa.

Ciências Sociais e Experimentação

Exibição de quatro filmes, Curupira (2016, 12’) e Baluarte (2016, 8’), ambos de Pedro Figueiredo Neto (Arquitectura e Antropologia), e Kabuka Playing Dolls (2016, 6’) e 127 Fotogramas ou 34 Cenas de “Nelisita” (2016, 14’), ambos de Inês Ponte (Antropologia e Documentário), exemplos muito distintos de filmes experimentais ou de experimentação. 
 
O seu visionamento conjunto levanta questões sobre o papel da imagem na pesquisa histórica e social, na construção subjectiva da experiência ou do real, e sobre a criatividade do investigador enquanto recurso e instrumento de análise. À projecção dos filmes segue-se um debate com os realizadores.
 
 
 
 

Imagens relacionadas: