Tem lugar no próximo dia 24 de janeiro no ICS-ULisboa a projeção do filme «Alda e Maria: por aqui tudo bem» no âmbito do ciclo Ciências Sociais e Audiovisual: consequências da Guerra. A organização desta ciclo é da responsabilidade de sócios da APA: Inês Ponte, Pedro Figueiredo Neto e Paulo Granjo (com Mariana Liz).
Sessão do ciclo Ciências Sociais e Audiovisual: consequências da Guerra
24 de Janeiro, 18h
Auditório Sedas Nunes (ICS-ULisboa)
Entrada Livre
A projeção da longa de ficção realizada por Pocas Pascoal, Alda e Maria: por aqui tudo bem é o mote para debater as consequências da guerra civil de Angola (1976-2002). Situado na década de 1980, o filme narra a história de duas irmãs adolescentes que rumam até Lisboa, na esperança de um futuro mais promissor.
A projeção é seguida de debate, entre a realizadora de origem Angolana e Marzia Grassi, investigadora em estudos africanos, género, migração.
«Alda e Maria: por aqui tudo bem» foi produzido em 2011, Portugal, 94 min. Teve distribuição comercial em Portugal, circulou em vários festivais (Brasil, Alemanha, Burkina Faso, Suíça, França, Emirados Árabes Unidos), tendo sido premiado tanto no IndieLisboa em 2012, como a Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção, como no Festival FIC Luanda em 2011 como a melhor Longa Metragem Angolana. Mais detalhes sobre o filme aqui.
Pocas Pascoal nasceu em Luanda em 1963, tendo migrado para Portugal (Lisboa) em 1983 e mais tarde França (Paris), onde estudou cinema. Memórias de Infância (2000), Há sempre alguém que te ama (2003), Amanhã será diferente (2009) são outros filmes que realizou.
O ciclo Ciências Sociais e Audiovisual explora o valor analítico e metodológico das imagens em movimento para o trabalho desenvolvido por cientistas sociais. Mais informações sobre o ciclo aqui.
Organização: Inês Ponte, Mariana Liz, Pedro Figueiredo Neto, Paulo Granjo
ICS-ULisboa: Rua Prof. Anibal Bettencourt 9, Lisboa.
Metro: ENTRECAMPOS.