Inicia no próximo dia 10 de outubro de 2017 o Ciclo “As Ciências Sociais e o Audiovisual”, organizado por Paulo Granjo e Inês Ponte, ambos sócios da APA (com Mariana Liz e Pedro Figueiredo Neto). O ciclo ‘As Ciências Sociais e o Audiovisual’ propõe-se a pensar no valor analítico e metodológico das imagens em movimento para o trabalho desenvolvido por cientistas sociais.
A primeira sessão será dedicada à ficção. Será exibida a versão de 50 min. do filme de ficção moçambicano «O dia em que explodiu Mabata-Bata», realizado por Sol de Carvalho com base no conto homónimo de Mia Couto, seguido-se debate com Paulo Granjo, consultor antropológico no argumento e desenho das personagens.
A história do filme extende-se para lá do final do conto, envolvendo a transformação de um morto em espírito errante e a necessidade de a sua comunidade o atrair de volta à aldeia, enquanto poder protector em vez de vingativo. Qual o potencial e utilidade desta interacção entre cinema, literatura e antropologia? É a proposta de discussão de Paulo Granjo, o antropólogo envolvido na escrita do argumento.