Divulgação do Seminário do GI Identidades, Sexta-feira, 28 de Fevereiro, 13.30h, Sala 2, ICS-ULisboa

      Comentários fechados em Divulgação do Seminário do GI Identidades, Sexta-feira, 28 de Fevereiro, 13.30h, Sala 2, ICS-ULisboa

Novo seminário do GI Identidades, Culturas e Vulnerabilidades no dia 28 de Fevereiro, estará a cargo de Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp e Investigador Visitante do ICS-ULisboa – Projecto ERC Colour of Labour). 

Título: “O terremoto do Haiti, dez anos depois (a partir do Brasil): do governo do desastre ao desastre como governo”.

Resumo: “No último dia 12 de janeiro cumpriram dez anos do terrível terremoto que atingiu o Haiti em 2010. Ao diagnóstico do fracasso da ‘comunidade internacional’ cujo mandato era o de enfrentar a crise (anterior ao terremoto) e promover a reconstrução do país, se impõe a eficácia das instituições locais no enfrentamento da catástrofe. À etnografia da crise soma-se a constatação de que sujeitos particularmente cruéis – as lideranças militares brasileiras presentes no Haiti desde 2004 – incorporaram sua experiência na gestão violenta do desastre no autoritário e destrutivo governo Bolsonaro.”

Nota biográfica: Omar Ribeiro Thomaz é professor livre-docente dos programas de pós-graduação em Antropologia Social e História da Universidade Estadual de Campinas. Sua formação inicial foi em História da Arte na Universidade de Barcelona e defendeu seu doutoramento em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Há mais de duas décadas realiza pesquisa etnográfica e histórica no Sul de Moçambique e no Haiti e, nos dois contextos, procura trabalhar com teorias locais do tempo e da história. Realizou pós-doutoramento no Instituto Max Planck de Antropologia Social e colabora com Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o Centro de Estudos Africanos de la Universidade Eduardo Mondlane e com o Institut Interuniversitaire de Recherche et Développment de Port-au-Prince, do qual é membro fundador.