[Candidaturas abertas] 1ª edição do curso de doutoramento em “Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeST)”

      Comentários fechados em [Candidaturas abertas] 1ª edição do curso de doutoramento em “Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeST)”

Prazo das candidaturas: 1ª Fase: até 30 de setembro de 2016 / 2ª Fase: 15 de novembro a 30 de novembro de 2016.

Estão abertas as candidaturas ao curso de doutoramento / 3º Ciclo em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeST). A primeira edição do curso funcionará já no ano letivo 2016/17, com início das atividades letivas em janeiro de 2017.

O doutoramento é oferecido pela UTAD, com o suporte de uma rede de centros de investigação nacionais e estrangeiros, destacando-se: o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) ancorado na UTAD; o Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) sedeado na Universidade de Évora e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) que dispõe de vários polos em diferentes universidades portuguesas. Junta-se ainda o Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da Universidade da Beira Interior (UBI), o IDEGA (Instituto Universitario de Estudos e Desenvolvemento de Galicia) associado à Universidade de Santiago de Compostela e o ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) da Universidade de Évora.
O doutoramento DeST tem por principal objetivo proporcionar aos futuros doutorados o conhecimento e a capacidade para desenhar, implementar e avaliar soluções territorialmente diferenciadas para o desenvolvimento inteligente, inclusivo e sustentável. Proporciona um percurso de formação inovador, combinando: a) leitura interdisciplinar da realidade; b) articulação da escala local e regional com as mudanças globais; e c) cocriação de conhecimento com os sujeitos do desenvolvimento.
Constitui uma oportunidade para a emergência de projetos de investigação (& ação/inovação) inovadores e relevantes para o avanço do estado do conhecimento inter e transdisciplinar indispenável para responder aos desafios societais, apoiar as políticas públicas e construir soluções que respondam aos desafios locais e regionais que se colocam aos territórios e às suas comunidades e organizações, em particular em zonas periféricas, rurais e urbanas.

[+ info] – Informação geral sobre o curso de doutoramento / 3º Ciclo em “Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeST)”
[+ info] – Edital de abertura de vagas