Seminário do GI Identidades – Sexta-feira, 18 de Dezembro, 11.00h – 12.20h. Online – Zoom/Colibri

      Comentários fechados em Seminário do GI Identidades – Sexta-feira, 18 de Dezembro, 11.00h – 12.20h. Online – Zoom/Colibri

Título: Mudar essas mentalidades: Uma etnografia do trabalho judiciário em comunidades ribeirinhas da Amazônia (Amapá, Brasil)”.

Resumo: “Desde a década de 1990, na Amazônia brasileira, as ‘comunidades ribeirinhas’ têm sido alvo de diversas políticas estatais de ‘integração’ e de ‘desenvolvimento’. Com a redemocratização do regime político brasileiro, viveram a chegada de diversas instituições públicas e de novos serviços em torno da assistência social e judiciária, da inclusão digital, da agricultura familiar e do extractivismo sustentável. Foram também novas normas de vida e novos valores que chegaram localmente, redefinindo o modelo das relações sociais e reorganizando o dia-a-dia em suas diversas dimensões : no espaço doméstico, no trabalho, assim como nos modos de sociabilidade e de lazer. Com base num trabalho de campo doutoral realizado entre 2014 e 2018 no Estado do Amapá, onde o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname, essa apresentação propõe analisar o trabalho de transformação do cotidiano nesses espaços. O trabalho desenvolvido pela instituição judicial nesse contexto será o enfoque principal para entender o processo de regulação moral das relações de parentesco, da sexualidade, das práticas econômicas, do espaço e do tempo.”

Nota biográfica: Lauriane dos Santos é jovem doutora em sociologia da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS Paris, França), vinculada ao Centre Maurice Halbwachs (CMH), e actualmente investigadora visitante no GI “Identidades, Culturas, Vulnerabilidades”, ICS-Ulisboa. Título da tese : «Faire justice aux marges. Une ethnographie à bord des Tribunaux Spéciaux Itinérants du Brésil contemporain (région amazonienne, Amapá)» (2019), realizada sob a co-orientação de Serge Paugam (sociólogo, EHESS|CNRS) e Patrícia Sampaio (historiadora, EHESS). Actuais temas de pesquisa: etnografia das instituições; justiça e direitos; normas morais; comunidades ribeirinhas.

Dados de acesso ao seminário:

Entrar na reunião Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92168503093?pwd=K3BOMGNPeXdBM2F1TFZLTi90Q2NnZz09

ID da reunião: 921 6850 3093
Senha de acesso: 537570

Imagens relacionadas: