Nova publicação de sóci@s da APA | “FURUSATO. O JAPÃO DE VALTER HUGO MÃE”, de José Rui Teixeira

Publicado em 2023, FURUSATO. O JAPÃO DE VALTER HUGO MÃE é um exercício de desconstrução motivado por uma leitura sinótica do livro “Homens imprudentemente poéticos”, de Valter Hugo Mãe, com uma reflexão que coloca em diálogo a antropologia e a literatura, a propósito da cultura japonesa, da sua história e da sua mitologia. Edição no âmbito da comemoração dos 480 anos de amizade entre Japão e Portugal, com apoio da Fundação Oriente e com uma narrativa imagética da autoria de Tomás Guerrero. 

“O Japão de Valter Hugo Mãe não se explicita. É um organismo implícito, que converte o espaço e o tempo numa paisagem que – como um cenário do teatro no ou uma estampa [ukiyo-e] – se expressa na intimidade que se estabelece entre a representação e a significação, pela reiteração poética.
O Japão de Valter Hugo Mãe não supõe quaisquer preocupações epistemológicas no âmbito da antropologia cultural, nem se deixa constranger pelas limitações inerentes a quaisquer processos de inteligibilidade exógena ou endógena. O seu exotismo emana de um imaginário compósito que não se exaure em idealizações japonistas.
Em Homens imprudentemente poéticos, Valter Hugo Mãe – como os antigos katari-be [recitadores] – inventa as palavras-paisagem de uma semântica ritual com a consciência de que podem as palavras inventar pequenas histórias, mas só as grandes histórias inventam palavras.
Homens imprudentemente poéticos é uma intensa paisagem-récita do Japão: uma paisagem-récita telúrica e mítica, como na voz dos antigos katari-be, porque quem recita não só narra e declama; quem recita reitera e só o que é reiterado resiste.
O Japão de Valter Hugo Mãe não é fora nem dentro do Japão. Nos rudimentos de uma antropologia da reiteração poética, a inteligibilidade de uma cultura é um âmago coabitado: não uma utopia, mas um reduto que resiste pela reiteração poética do humano.”

Edição: https://officiumlectionis.pt/produto/jose-rui-teixeira-furusato-o-japao-de-valter-hugo-mae/

Projeto FURUSATO: https://officiumlectionis.pt/furusato/