Mestrado em Antropologia: Temas contemporâneos (NOVA-FCSH)

      Comentários fechados em Mestrado em Antropologia: Temas contemporâneos (NOVA-FCSH)

O Mestrado em Antropologia – Temas Contemporâneos tem como objectivo a produção de conhecimento antropológico sobre múltiplos fenómenos que marcam a contemporaneidade, em contextos portugueses, europeus e não europeus. Para além dos seminários de enquadramento teórico-metodológico, neste ano lectivo serão privilegiadas as seguintes áreas temáticas: Antropologia e Práticas Artísticas; Ritual e Performance; Direitos Humanos e Novos Humanitarismos, Movimentos Sociais, Antropologia do Turismo, Objectos, Identidades e Culturas.

Plano curricular e corpo docente
Seminários obrigatórios: Teorias Antropológicas (João Leal); Laboratório de Projecto em Antropologia (Margarida Fernandes).

Seminários optativos: Antropologia e Práticas Artísticas (Sónia Vespeira de Almeida); Ritual e Performance (João Leal); Direitos Humanos e Novos Humanitarismos (Maria Cardeira da Silva); Antropologia e Movimentos Sociais (Paula Godinho); Antropologia do Turismo (Maria Cardeira da Silva); Objectos, identidades e Culturas (Filomena Silvano).

Opção livre: a escolher entre a oferta de unidades curriculares dos restantes mestrados da FCSH/UNL. Com conteúdos antropológicos, previstas para este ano: Atelier de Imagem, Diásporas, Religiões Transnacionais e identidade; Documentário Contemporâneo.

Trabalho final: os alunos escolhem uma das três modalidades: Dissertação; Trabalho de Projecto; Estágio com Relatório.

Coordenação Científica: Ana Isabel Afonso

Duração do curso: 4 semestres;
2 semestres lectivos – obtenção do diploma de estudos aprofundados/2o ciclo; 2 semestres – obtenção do grau de mestre.

Início do curso: Setembro 2020.

Condições de acesso: Podem candidatar-se: a. Detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respectiva estrutura curricular. b. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Selecção dos candidatos

Os candidatos serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura;
b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional.

Candidaturas

1a fase – 17 Fevereiro a 29 de Março.
Publicação dos resultados – Até 17 de Abril. Matrículas – 23 – 30 Abril.
2a fase – 30 de Março a 19 de Junho.
Publicação dos resultados – Até 10 de Julho de 2020. Matrículas – 16 a 27 de Julho.

Propina anual: 1.200€; Estudante Internacional: 2.500€

Contactos
Secretariado: Isabel Nicola Departamento de Antropologia Faculdade Ciências Sociais e Humanas Av. Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa Telefone – 217908369 antropologia@fcsh.unl.pt

Imagens relacionadas: