[livro] lançamento e apresentação – Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo (Ana Clara Guerra Marques)

      Comentários fechados em [livro] lançamento e apresentação – Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo (Ana Clara Guerra Marques)

Terá lugar no próximo dia 29 de novembro de 2017 o lançamento do livro Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo de Ana Clara Guerra Marques. A apresentação será feita por Jorge Varanda, sócio da APA.


Lançamento e apresentação de livro
Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo
de Ana Clara Guerra Marques

29 de novembro, 18h
Lisboa, ISCTE-IUL (sala a designar)
Apresentação a cargo de Jorge Varanda (CRIA-UC)



MARQUES, Ana Clara Guerra, 2017, Máscaras Cokwe: a linguagem coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo, Kilombelombe e Guerra & Paz, 216 pp.

Sobre o livro
Abordando o tema das máscaras numa perspectiva da Etnocoreologia, o livro é produto do seu longo trabalho de investigação no terreno cultural cokwe, incidindo sobre a performance e a linguagem corporal das máscaras de dança Mwana Phwo e Cihongo, enquanto estruturas de comunicação capazes de sustentar uma memória colectiva. A análise dos padrões de dança e das características da performance de cada uma destas máscaras permite a compreensão do seu papel na estruturação e equilíbrio da sociedade cokwe.
Suportado por uma longa viagem de dedicação a leituras, recolha de imagens e à audição de conversas de grande riqueza, o livro apoia-se um enquadramento histórico e social das máscaras estudadas, bem como na sua contextualização nos planos da religião, dos rituais de iniciação e da estética.
Actualizando a informação sobre os Akixi ou bailarinos mascarados na Angola de hoje, a partir de um ponto de vista da dança, enquanto plataforma académica, a obra integra textos introdutórios de dois conceituados investigadores nas áreas das máscarascokwe e da história da arte africana, respectivamente, Manuel Jordán, actual Curador-Chefe do Musical Instrument Museum, nos Estados Unidos e Bárbaro Martínez-Ruiz, professor emérito de Estudos Africanos na Universidade de Oxford.
 


Sobre a autora
A autora é Ana Clara Guerra Marques, mestre em “Performance Artística – Dança” e licenciada em Dança na área da Educação, bailarina, coreógrafa e investigadora. Ana Clara Guerra Marques trabalhou durante 37 anos no Ministério da Cultura angolano, foi também consultora do Vice-Ministro e Ministra da Cultura de Angola, fundou a primeira companhia profissional angolana, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, com a qual propõe novas formas e conceitos de espectáculo, dividindo a sua criação entre a intervenção/crítica social e a extensão artística do seu trabalho de investigação sobre as danças patrimoniais angolanas, com incidência na cultura cokwe. Como reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento das artes e da cultura em Angola, foram-lhe atribuídos o “Prémio Nacional de Cultura e Artes” (2006), o prémio “Identidade” da União Nacional dos Artistas e Compositores (1995), os Diplomas de Honra (2006) e de Mérito (2016) do Ministério da Cultura de Angola e o “Diploma de Honra – Pilar da Dança” da UNAC (2011).

 

Imagens relacionadas: