A IV Conferência Anual de Antropologia do Ambiente é um evento que tem tido lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa e que conta com uma organização composta por 4 instituições:
- A Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa;
- O Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra;
- O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL
- A Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.
Este ano partimos para uma organização rotativa e embora continuem a estar presentes as instituições que quase sempre acompanharam todos os encontros, a IV Conferência Anual de Antropologia do Ambiente vai ter lugar na Universidade de Coimbra, no colégio de São Bento.
Mais uma vez temos o objetivo de reunir antropólogos e outros cientistas sociais que usam uma visão interdisciplinar e reflexiva sobre o ambiente e em termos académicos vamos fazê-lo na Universidade do país que tem o primeiro mestrado de Antropologia especificamente dedicado às questões do ambiente: a Universidade de Coimbra, no Departamento de Ciências da Vida (mestrado em “Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas”).
Podemos assim afirmar que a Universidade de Coimbra e os nossos encontros pretendem estar na vanguarda da antropologia do ambiente, assim como todas as instituições envolvidas. Este ano a nossa conferência tem uma novidade: uma mesa redonda com um conjunto de especialistas e onde também haverá espaço aberto ao público.