Culturas Urbanas e Redes Digitais | 6 Fev. | Porto

Espaço Mira, Rua Miraflor, 159, Campanhã (Porto) | Das 17h às 19h30 e das 21h00 às 23h00

O encontro é co-organizado pelo Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI – Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais/UAb) e conta com a participação dos/as  investigadores/as, doutores/a José da Silva Ribeiro, Casimiro Pinto, Paula Justiça e Mestre Rosane Zanotti.

Dois acontecimentos e uma circunstância nos motivam para este encontro sobre Culturas Urbanas e Redes Digitais. Os acontecimentos são os de algumas colegas provenientes de universidades brasileiras fazerem no Porto parte do seu doutoramento ou seus pós-doutoramentos sobre esta temática. O segundo acontecimento é o de um projeto de pesquisa coordenado por Néstor García Canclini e realizados nas cidades do México e Madrid abordando as questões relacionadas com os jovens, as culturas urbanas e as redes digitais que nos inspira e serve de modelo. As circunstâncias são a da realização em Lisboa do XII CONLAB – Congressos Luso- Afro- Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa e o facto de o evento trazer a Portugal os investigadores acima referidos com a proposição de um Grupo de Trabalho O mundo em uma cidade: repensar e apropriar a cidade na globalização. O Espaço Mira é o espaço ideal para este encontro pelas suas caraterísticas urbanas, pela intensa atividade em torno da fotografia e da cultura visual, pelo extraordinária dinâmica social e cultural e pela utilização dos meios digitais, pelo excelente acolhimento.

O Encontro terá duas partes. Na primeira serão apresentados os grupos e os projetos e programas dos grupos. Na segunda parte procurar-se-ão algumas diretrizes que permitam estabelecer formas de cooperação, realização em projetos, definição de objetivos e metodologias.

São objetivos do encontro:

  1. Promover o encontro entre núcleos dinâmicos de cultura urbana que utilizam intensivamente as redes digitais e investigadores académicos.
  2. Criar rede nacional e internacional para conhecimento recíproco, para a criação de dinâmicas interculturais, para preparação de eventuais projetos de pesquisa sobre Culturas Urbanas e Redes Digitais.

Público: Pesquisadores em Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Comunicação; Estudantes Universitários; Frequentadores do Espaço Mira; Interessados na temática da Culturas Urbanas e Redes Digitais.

Participantes

Espaço Mira, Porto anfitrião e co-organizador do encontro – Culturas Urbanas e Redes Digitais, Manuela Monteiro

CEMRI – Media e mediações culturais, Universidade Aberta, co-organizador do encontro
AO Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual, José da Silva Ribeiro
Grupo de pesquisa ComC - Comunicação e Cotidiano, Universidade Federal do Espírito Santo, Rosane Zanotti, Arthur Gomes de Castro, Julia Pimentel Paternostro e Frederico del Fiume
ICCI 10 Anos – Second Life, SENAC, ICCI, Paula Justiça, Isaura da Cunha Sepi, Casimiro Pinto
Projeto Galeria Publica para Artes Digitais: 10 anos, Silvestre Pestana, Celeste Cerqueira

Mais informações: http://cemri.uab.pt/

Imagens relacionadas:

Deixe um comentário