Cristina Santinho no programa “90 Segundos de Ciência”

      Comentários fechados em Cristina Santinho no programa “90 Segundos de Ciência”

Cristina Santinho, sócia da APA, fala do seu projeto de investigação no programa “90 segundos de ciência”.

Ep. 372 Cristina Santinho – Dificuldades no acesso ao emprego e no ensino de português impedem os refugiados de permanecer em Portugal

Ouvir aqui.


“O meu trabalho de investigação tem sido sobre refugiados em Portugal. Tenho feito essencialmente um estudo sobre as práticas e as políticas de acolhimento e integração na sociedade portuguesa. Então aí comecei a fazer investigação quer com os próprios refugiados, portanto, trabalho de campo com eles, observação participante, entrevistas, acompanhá-los às várias instituições, conversar com eles, acompanhar as suas vidas, mas percebi que precisava mais do que isso”, conta.

“Precisava de compreender também os interlocutores preferenciais deles, ou seja as instituições responsáveis pelo seu acolhimento e integração. Há uma grande diferença entre as políticas de acolhimento e integração de refugiados e uma outra coisa completamente diferente e muitas vezes contraditória que são as práticas destas mesmas instituições e é aí que começam os problemas de facto num bom acolhimento e numa boa inserção dos refugiados na sociedade portuguesa”, acrescenta.


Imagens relacionadas: