Conferência e Exposição – Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente

      Comentários fechados em Conferência e Exposição – Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente

Inaugura no próximo dia 27 de outubro de 2018 no Montijo a exposição “Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente” que resulta de um projeto de investigação que teve início em 2008 de cuja equipa faz parte Ana Luísa Santos, sócia da APA. No mesmo dia terá lugar a conferência “Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa” com apresentação dos resultados de dez anos de investigação.


Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente
Conferência e Exposição
27 Outubro 2018 a 31 Dezembro 2018
Câmara Municipal do Montijo


Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente

Em 2008, foi realizada uma escavação arqueológica de salvaguarda no Largo da Igreja de Sarilhos Grandes que incidiu sobre o antigo cemitério (necrópole) da Igreja de São Jorge. Foram exumados 21 esqueletos e, desde então, tem sido realizada investigação bio arqueológica para analisar os vestígios recuperados.
Dos dados recolhidos até à data destacam-se restos alimentares e de parasitas recuperados da região do abdómen de 4 indivíduos. Estes restos incluem amido de batata e parasitas documentados pela primeira vez na Europa neste período. Os dados sobre o consumo humano de batata são de particular relevo porque dois destes indivíduos foram datados de 1324-1625 D.C. e a data mais antiga conhecida da introdução da batata em Portugal é de 1643 D.C. (embora a introdução da batata na Europa seja conhecida historicamente desde 1567 D.C).

Acresce, ainda, a existência de documentos históricos que registam a participação direta de sarilhenses e de montijenses na expansão portuguesa para Ocidente (o Novo Mundo, América) e Oriente (Índia). Rui Cotrim de Castanheda, capitão da 2.ª armada de Vasco da Gama à Índia e sepultado na Ermida da Nossa Senhora da Piedade, é um dos mais notáveis exemplos dos sarilhenses envolvidos na expansão portuguesa.

Em 2018 celebram-se 10 anos de investigação, no Ano Europeu do Património Cultural, pelo que a Câmara Municipal do Montijo e a equipa de investigadores estão a desenvolver um conjunto de iniciativas que procuram divulgar estes dados e relançar a investigação deste contexto rico e com grande potencial, centrando a valorização do património com retorno de conhecimento para a comunidade através da divulgação dos resultados obtidos até à data e lançar uma nova fase de investigação.

27 Out | 15h00

  • Conferência “Sarilhos Grandes na Expansão Portuguesa”, com apresentação dos resultados de dez anos de investigação – Sala da Assembleia municipal; 
  • Inauguração da Exposição “Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente” – Sala Artur Bual. Exposição patente até dia 31 de dezembro 2018.

[+ info]

Imagens relacionadas: