IX Congresso da APA
14-18 de julho de 2025
Viana do Castelo
ITINERÂNCIAS
O tema Itinerâncias pretende congregar as dinâmicas da disciplina nas suas várias vertentes, os fluxos das sociedades que nos envolvem e seus múltiplos desafios cognitivos, políticos e éticos, e as propostas analíticas de superação do quadro antropocêntrico tradicional.
Organizamos a proposta temática em três alinhamentos de temas com sugestões a explorar nos painéis – sugestões apenas, deixando o tema e alcance de cada painel à criatividade e autoria de quem propõe.
Para cada alinhamento teremos alguns destaques que permitirão acolher sessões plenárias, mesas-redondas, duetos, quartetos ou outros formatos– por exemplo, antropologia pública, antropologia do Minho e da Galiza, vidas migrantes, itinerâncias religiosas, antropologia multi-espécies, etc.
Linhas Temáticas
1. Itinerâncias da Antropologia
- passados, presentes e futuros da disciplina na sua pluralidade
- dinâmicas de pesquisa e ensino – experiências metodológicas, novos terrenos e fronteiras de investigação
- etnografia e teoria
- antropologia pública e aplicada
- Temporalidades biológicas
2. Caminhos, passagens, deslocamentos
- Migrações, exílios, deslocamentos
- Fronteiras, transições, transformações
- Identidades em mudança
- Peregrinações, emoções e reconfigurações religiosas
- Mobilidades, turismos, tráficos
- Corporalidades: itinerários terapêuticos, trilhos, experiências de lugar
- Trânsitos e experiências artísticas
3. Itinerâncias humanas e não humanas
- Antropologia multi-espécies
- Temas do Antropoceno/capitaloceno/plantationoceno
- Alimentação– itinerários de produção, circulação, consumo
- Extractivismo, mineração, lutas sociais e políticas
- Vidas marítimas e costeiras
- Materialidades, patrimónios e vida social dos objectos
Chamada para Painéis
De 2 de setembro a 21 de outubro de 2024
Regras para apresentação de propostas
O dia 14 de julho será dedicado a painéis e comunicações exclusivamente online. Os painéis presenciais decorrerão de 16 a 18 de julho de 2025. Deve optar por um dos formatos para a sua proposta de painel.
– Use a plataforma do evento para submeter a sua proposta. Propostas enviadas por e-mail não serão consideradas. As propostas têm de conter a seguinte informação: nome do(s)/da(s) proponente(s), filiação institucional e endereço de e-mail; título; resumo (máx. 350 palavras).
– As propostas podem ser redigidas em Português (PT), Espanhol (ES) ou Inglês (EN); No campo “INTRO” deve ser submetido o resumo na língua preferencial do painel.
– Os painéis podem ser apresentados por 1 ou 2 proponentes; se a proposta for apresentada por 2 proponentes estes devem indicar quem assumirá a coordenação do painel (ficando o/a segundo/a proponente como a cocoordenação); um/a proponente não pode coordenar dois painéis; pode, no entanto, coordenar um painel e cocoordenar outro.
Avaliação de painéis
– As propostas de painéis serão avaliadas pela Comissão Científica do congresso.
– Os critérios são: a) conformidade com as regras (em cima); b) clareza, coesão e rigor académico.
– A listagem de painéis aprovados será divulgada no website do congresso até 11 de novembro de 2024.
A pessoa que coordena um painel aprovado é responsável por
– No período reservado à avaliação de propostas de comunicações [de 7 a 24 de janeiro de 2025] deve acompanhar e tratar todas as propostas submetidas ao painel que coordena, na plataforma do evento, assegurando que estas estão de acordo com o que era exigido na Chamada para Comunicações.
– Para a escolha de propostas deve ter em conta que um painel pode ter 1 ou 2 sessões de trabalho, sendo que cada sessão tem no mínimo 3 comunicações e no máximo 5. Caso o painel receba muitas propostas de comunicações, pode haver uma terceira sessão de trabalho, com um máximo absoluto de 15 comunicações por painel.
– O processo de avaliação é efetuado online e a avaliação é dinâmica. Os coordenadores devem avaliar as propostas na plataforma, na área de revisão. Ao atribuir a avaliação a comunicação ficará aprovada ou reprovada e a comunicação aos autores é efetuada automaticamente.
– Findo este processo de avaliação deve comunicar ao secretariado, através do email apa2025.apantropologia@gmail.com , as comunicações que não se enquadram no painel que coordena mas que têm qualidade para ser realocadas noutro painel.
– Com base na lista de autores/as confirmados/as deve então organizar o programa do painel que coordena, em particular a ordem de apresentação das comunicações, a distribuição do tempo (de acordo com as indicações gerais do congresso relativamente ao tempo reservado a cada painel), nomeação de pessoas para a moderação (se aplicável), etc.; deve solicitar aos/às autores/as que especifiquem quais os meios audiovisuais e informáticos necessários para a apresentação das suas comunicações.
Pagamento da inscrição no congresso:
Todos os participantes estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de inscrição independentemente do seu papel no congresso (autores/as, coautores/as, coordenadores/as, cocoordenadores/as, moderadores/as, debatedores/as, etc.). As categorias de inscrição com valores e prazos estão disponíveis no website do congresso.