“Antropologia Forense e Investigação Criminal” (c/ Eugénia Cunha)

      Comentários fechados em “Antropologia Forense e Investigação Criminal” (c/ Eugénia Cunha)

Tem lugar no próximo dia 13 de Dezembro às 18:00 no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra “Antropologia Forense e Investigação Criminal” com Eugénia Cunha, sócia da APA.


“Antropologia Forense e Investigação Criminal”
Eugénia Cunha
(
Departamento de Ciências da Vida / Laboratório de Antropologia Forense / Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra)
13 de Dezembro às 18:00
Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em Geral

*Palestra inserida no Ciclo de palestras “CIÊNCIA ÀS SEIS”, coordenado por António Piedade, Bioquímico e Divulgador de Ciência.

RESUMO DA PALESTRA:
“Na investigação forense a interdisciplinaridade é fundamental. A informação extraída pela antropologia forense dum fragmento ósseo, duma porção corporal, dum corpo em adiantado estado de decomposição, esqueletizado ou cremado pode ser crucial para guiar a investigação criminal e levar quer à identificação da vítima, quer ao esclarecimento do que ocorreu na altura da morte. A partir de vários casos forenses reais de antropologia forense, são explanados os alcances, os limites e os desenvolvimentos recentes da Antropologia Forense. São também abordados os cenários de identificação em cenários de exceção como é o caso dos crimes contra a humanidade e dos desastres de massa, nomeadamente os ataques terroristas. A identificação a partir de fragmentos é discutida assim como a documentação da violação e direitos humanos a partir dos ossos.”

[+ info]



Imagens relacionadas: