Abertura de bolsa Investigação | Universidade de Coimbra – “SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos, estudo histórico, arqueológico e bio-antropológico de uma população ribeirinha”

      Comentários fechados em Abertura de bolsa Investigação | Universidade de Coimbra – “SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos, estudo histórico, arqueológico e bio-antropológico de uma população ribeirinha”

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

ERACAREERS

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto designado por “SAND – Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos, estudo histórico, arqueológico e bio-antropológico de uma população ribeirinha”, com as seguintes características:

N.º de bolsas: 1.

Tipo de Atividade: O(a) bolseiro(a) terá como principal atividade a investigação no âmbito do projeto Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos. Estudo Histórico, arqueológico e bio-antropológico de uma população ribeirinha. Os objetivos da atividade do(a) bolseiro(a) visam:

(a) estudo de esqueletos e ossários, registo fotográfico, informatização, tratamento e análise estatística de dados bioantropológicos, e sua publicação, em estreita articulação com as diversas linhas de investigação do projeto;

(b) participação na escavação tanto arqueológica como antropológica a realizar em Sarilhos Grandes;

(c) colaboração na edição de uma monografia sobre Sarilhos Grandes; divulgação dos resultados de investigação em encontros de natureza científica, bem como atividades de divulgação junto da população e da comunidade escolar.

Pretende-se, ainda, que o(a) bolseiro(a) preste apoio, sempre que necessário, às restantes atividades científicas realizadas sobre o projeto no âmbito do CIAS.

Financiamento: Receita Própria.

Destinatários/as da (s) bolsa (s): Mestres em Evolução e Biologia Humanas.

Local de realização da (s) Bolsa (s): Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da (s) Bolsa (s): 14 meses.

Renovação: Bolsa eventualmente renovável, caso se mostre fundamental à conclusão do plano de trabalho.

Orientação Científica: Professora Doutora Ana Luísa da Conceição dos Santos e Dra Paula Alves Pereira .

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 989,70 (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos) correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro/a da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra, ambos na sua redação atual.

Método (s) de seleção: Avaliação Curricular (70%) e Entrevista (30%) aos 3 (três) candidatos melhores classificados na Avaliação Curricular.

Critérios de seleção e atribuição: A Avaliação Curricular (70%) considerará os seguintes critérios:

  1. A) Formação académica: (40%);
  2. B) Produção e mérito científico: (15%);
  3. C) Adequação do perfil ao cargo: (45%);

Será dada preferência a candidatos com os seguintes requisitos:

  1. a) Conhecimentos práticos em osteologia e osteometria, avaliação do perfil biológico, paleopatologia e antropologia dentária: (15%);
  2. b) Conhecimentos práticos na recolha, informatização e tratamento de dados (EXCEL, SPSS) e de fotografia: (15%);
  3. c) Prévia direcção científica de escavação arqueológica e antropológica (15%)

Na entrevista (30%) serão valorizados os seguintes critérios: conhecimentos práticos, motivação.

 Formalização da candidatura: As candidaturas são formalizadas, obrigatoriamente, pelo envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: (1) Curriculum vitae; (2) Fotocópia dos certificados de habilitação; (3) Carta de motivação/apresentação; (4) Carta(s) de recomendação; (5) Outros documentos que demonstrem a adequação do perfil do(a) candidato(s) ao cargo. Os documentos devem ser enviados para: cias.gestao@gmail.com (Assunto: Candidatura SarilhosGrandes – Processo 620559).

Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.

Envio da candidatura:  Os documentos devem ser enviados para: cias.gestao@gmail.com (Assunto: Candidatura SarilhosGrandes – Processo 620559)..

Composição do júri de seleção: Professora Doutora Ana Luísa Santos, Professor Doutor Vítor Matos, Doutor Ricardo Miguel Godinho, Dr.ª Sara Ferreira e Dr.ª Paula Alves Pereira .

Prazo para formalização da candidatura: Entre 17/10/2019 e 30/10/2019.

Data de Publicitação: 16/10/2019.

Data limite de candidatura: 30/10/2019.

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 30 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados/as para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.

Imagens relacionadas: