130 ANOS DE ANTROPOLOGIA EM COIMBRA (1885-2015)

Em 2015 assinalam-se os 130 anos da criação da Cadeira de “Antropologia Paleontologia Humana e Arqueologia Pré-Histórica”, na Universidade de Coimbra.

A efeméride vai ser assinalada com um ciclo de seminários que pretendem compreender (confrontando material empírico diverso), como as fronteiras disciplinares em uso durante o este período histórico foram sendo continuamente reformuladas.
Não se trata apenas da fronteira entre antropologia física e antropologia social e cultural, mas também de divisões disciplinares no interior da filosofia e da história natural, das ciências histórico-naturais e das ciências biológicas, âmbito mais alargado no qual a antropologia em Coimbra surgiu. Como é que o estudo dos factos sociais e culturais se integrou aí no estudo dos factos naturais, para lá de todas as supostas divisões que poderemos assumir previamente?
Propõe-se, assim, com este conjunto de seminários, construir um espaço de discussão que evidencie os contextos de produção e recepção do conhecimento antropológico, fazendo recuperar figuras esquecidas ou excluídas das linhagens mais ou menos canónicas da antropologia, e que permita também um reequacionamento da trajectória presente e futura das colecções e dos acervos museológicos que pautaram a história da antropologia.

130 Antropologia em Coimbra

Mais informações: www.uc.pt/fctuc/dcv

Imagens relacionadas:

Deixe um comentário