12 de março, 16h | Lançamento do livro “Cuando el pan era negro” na livraria Tigre de Papel

      Comentários fechados em 12 de março, 16h | Lançamento do livro “Cuando el pan era negro” na livraria Tigre de Papel

A 12 de março, os membros da APA David Conde Caballero e Lorenzo Mariano Juárez irão apresentar o seu livro “Cuando el pan era negro. Recetas de los años del hambre en Extremadura” em Lisboa.

 

A apresentação ficrá a cargo de José Carvalhao Duarte e será na livraria “Tigre de Papel”, na Rua de Arroios nº 25. Às 16.00 horas.

 

Este é um livro que compila receitas, mas acima de tudo mundos. É um livro de receitas, mas não um livro vulgar. As suas páginas mostram pratos, mas na verdade falam de pessoas que viveram o período espanhol do pós-guerra. Mais do que sabores, nas suas páginas o leitor encontrará trechos das suas vidas face às avalanches de outros tempos, mais escuros e piores. 

Receitas dos anos da fome em Espanha com as quais tentámos mitigar parcialmente a falta de esquecimento com aqueles homens e mulheres que implementaram todo o tipo de estratégias para seguir em frente. Os menus que contém permitem-nos olhar para a história espanhola, para a memória dos tempos dos armários abandonados, de empurrar e empurrar para as mesas junto ao fogo, do guisado e do cheiro da pobreza,das crianças que choram de fome e das mães que arrastam a insónia com culpa e medos para o futuro. Ingredientes, refeições e receitas que falam dos dias de um “nós” no passado, da sua determinação em insistir perante a derrota. Homens, mulheres e crianças que, para citar os clássicos, na luta sempre renovada entre a tristeza e o nada, escolheram prodígios na tristeza.

Este livro, estas receitas, com muitas outras ainda pendentes,nada mais fazem do que pôr na boca deles, e na nossa, um alambique”.