A chamada para Oficinas/Workshops acolhe propostas de âmbito artístico, cultural ou não estritamente académico que poderão ter lugar no IX Congresso da APA. Trata-se de propostas que não cabem no formato de painel e que pretendem proporcionar outro tipo de interação que não a apresentação oral de investigação académica. Aqui cabem atividades ou mostras de projetos coletivos, performances, laboratórios e outros intercâmbios de formato livre.
Todas as propostas de workshops devem enumerar os requisitos práticos do workshop: especificações para o espaço necessário, eventuais materiais, número máximo de participantes, etc., de modo a que a organização do congresso possa pronunciar-se quanto à viabilidade da sua execução. A APA e o IPVC ficarão apenas responsáveis por proporcionar um espaço para o workshop e pelo acolhimento institucional da iniciativa.
Após avaliação das propostas recebidas pela Comissão de Organização, os workshops farão parte da programação do congresso ao mesmo nível que os painéis e os seus proponentes e participantes terão direito a um certificado oficial.
Regras para apresentação de propostas:
Um workshop ou oficina é visto como uma atividade organizada internamente de acordo com o critério das/os respetivos coordenadoras/es, quanto ao número de participantes e trabalhos apresentados. Um workshop pode ter uma sessão de 2 horas ou duas sessões de 2 horas (máximo). Além dos coordenadores e eventuais participantes adicionais do workshop ou oficina, o mesmo deve poder acolher congressistas interessadas/os em marcar presença, no respeito do limite disponível de espaço e lugares.
– A submissão das propostas é feita através do formulário de submissão de Workshops. Propostas enviadas por e-mail não serão consideradas. As propostas têm de conter a seguinte informação: nome do(s)/da(s) proponente(s), filiação institucional e endereço de e-mail; título do Workshop; resumo (máx. 200 palavras). Os/as proponentes devem em seguida preencher no formulário os dados relativos aos trabalhos que irão constituir o workshop:
– Eventuais participantes adicionais; filiação; se aplicável: título da respetiva apresentação/trabalho/atividade e sinopse da mesma.
– Cada proposta que integrará o workshop deve indicar os meios necessários – audiovisuais, informáticos, logísticos – para a sua execução.
– As propostas podem ser redigidas em Português (PT), Espanhol (ES) ou Inglês (EN); e devem indicar qual a língua de trabalho do workshop (preferencial e não exclusiva), caso este venha a ser aprovado.
Nota:
– Um/a proponente não pode ser coordenador/a de duas atividades do congresso, sejam elas painéis, mesas redondas ou workshops; pode, no entanto, ser coordenador/a de uma atividade e co-coordenador/a de outra; Pode ainda ser proponente de uma exposição e/ou de um lançamento de livro para além das outras atividades a que está associado/a.
– Cada participante do congresso pode apenas apresentar uma comunicação como primeiro autor/a, mas pode figurar como co-autor/a de outras comunicações e pode, ainda, apresentar um trabalho/integrar um workshop. A organização do congresso tentará evitar sobreposições de horário mas não garante que tal seja possível. Em caso de sobreposição o/a proponente deve dar prioridade à presença no painel onde apresenta a comunicação como primeiro autor/a.
– Os coordenadores e autores/participantes pagam inscrição como os/as demais. Os seus nomes constarão no livro de resumos digital, têm acesso a todas as atividades do congresso que não estejam sujeitas a pagamentos suplementares e terão direito a um certificado digital.
A pessoa que coordena um Workshop aprovado é responsável por:
– Se aplicável, no período reservado à submissão de propostas de Workshops pode angariar a totalidade das participações que irão compor a sessão e verificar que correspondem ao formato.
– Os trabalhos apresentados ou atividades propostas podem ser da autoria de uma equipa ou podem ser de diferentes autores. Não há limite de participantes.
– Após a submissão do formulário deve aguardar as apreciações da Comissão de Organização e só depois comunicar os resultados aos/às eventuais participantes adicionais.
– Deve alertar os/as eventuais participantes adicionais para a necessidade de cumprirem os prazos de inscrição no congresso, bem como o pagamento, relembrando que o incumprimento poderá resultar na não-inclusão no programa do Workshop.
– Com base na lista de participantes confirmados/as deve finalizar o programa do Workshop que coordena, em particular a eventual ordem das participações, a distribuição do tempo e, se aplicável, a nomeação de um/a moderador/a; deve solicitar aos/às participantes que especifiquem os eventuais meios audiovisuais, informáticos ou outros adicionais necessários para a apresentação das suas propostas.
Pagamento da inscrição no congresso:
Todos os/as coordenadores/as, co-coordenadores/as, participantes, moderadores/as e debatedores/as estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de inscrição no congresso. As categorias de inscrição com valores e prazos estão disponíveis no website do congresso. O pagamento da inscrição assegura a inclusão dos dados sobre o/a autor/a e o seu trabalho no livro digital de resumos, além de conceder acesso a todas as atividades da programação principal do congresso.
Prazos gerais Chamada para Exposições e Workshops
De 30/12/2024 a 10/02/2025 (2ªf)
Período de submissão de propostas
De 11/02/2025 a 28/02/2025 (6ªf)
Apreciação das propostas pela Comissão de Organização
Até 03/03/2025 (2ªf)
Divulgação da lista de Exposições e Workshops aceites.