sessão “Tempo de espera: Imigrantes indocumentados e as diferentes noções de tempo” – no âmbito dos Encontros Sobre Experiências Migratórias

      Comentários fechados em sessão “Tempo de espera: Imigrantes indocumentados e as diferentes noções de tempo” – no âmbito dos Encontros Sobre Experiências Migratórias

No âmbito dos Encontros Sobre Experiências Migratórias, sessão “Tempo de espera: Imigrantes indocumentados e as diferentes noções de tempo” pelas 18h00, no Iscte.

TEMPO DE ESPERA
Imigrantes indocumentados
e as diferentes noções do tempo


09 dezembro 2020 | 18h00 | Online e Presencial
Transmissão Zoom – https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86041995664

É possível assistir presencialmente, mediante inscrição para observatorioemigracao@iscte-iul.pt
(estão disponíveis 20 lugares, em conformidade com orientações da DGS)  

ORADORES

Cecília Menduni Luís, CRIA-Iscte

Kishor Subba Limbu, ICS-ULisboa

Antónia Pedroso de Lima, CRIA-Iscte

COMENTÁRIO

Dilar Cascalheira, Investigadora Associada IFILNOVA

Resumo
Como medem o tempo os imigrantes indocumentados durante o período em que aguardam um documento que lhes permita ter o estatuto de regularizado? Existe durante esta fase uma mesma noção de temporalidade?
Remetidos para as margens pela sua condição de irregulares, os imigrantes indocumentados sobrevivem no que consideram ser um tempo lento, gerador de ansiedade pela urgência de se documentarem e passarem ao enquadramento da imigração regular. Neste encontro, procuramos debater e analisar perspectivas simbólicas do conceito de tempo para os imigrantes indocumentados e o impacto social e emocional deste percurso até à resolução de um problema sem uma data concreta de conclusão.

Parceiros permanentes da APA