
Todos os anos, as licenciaturas em antropologia do nosso país acolhem e formam várias dezenas de estudantes que ao terminarem a sua formação se apercebem que ser licenciada/o em antropologia não se traduz numa via profissional única e direta. Consideramos que as/os estudantes e recém-licenciadas/os em antropologia constituem o futuro da disciplina, da comunidade antropológica e da nossa associação; e que, por isso, devem encontrar na APA um espaço seu, para refletir sobre desafios e potencialidades relativas aos seus percursos laborais e saídas profissionais.
Áreas de atuação:
– Estreitar relações com os diferentes núcleos de estudantes e entender os desafios e necessidades das e dos jovens em formação;
– Incentivar uma participação ativa das e dos estudantes nas atividades da APA e da comunidade antropológica;
– Promover a integração de novos sócios/as estudantes, criando condições mais favoráveis e benefícios para que isso aconteça.
– Zelar por mais articulações entre estudantes do 1º ciclo e sócios envolvidos na investigação e intervenção não académica.
Notícias e Atualizações da Linha de Ação
Testemunho da recém reativada Associação Nacional de Estudantes de Antropologia:
A ANEANT é a associação que representa os estudantes de antropologia de todo o país, sejam eles de licenciatura, mestrado ou doutoramento. Apesar desta abrangência e relevância nacional, não tem sido reconhecida e, como tal, não tem tido um papel ativo na representação dos estudantes de antropologia. No Dia Mundial da Antropologia, em 2025, foi possível juntar muitos dos estudantes de antropologia, um
momento que não sabíamos o quão precisávamos, um momento de união entre estudantes da mesma área.
Nesta fase da ANEANT, queremos que os estudantes de antropologia se conheçam, se unam, que cresçam em conjunto, porque é isso que nós, como estudantes da área, desejamos. Para tal, estamos em preparação para o Encontro Nacional de Estudantes de Antropologia, que irá ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2026, num fim de semana dedicado a nós, futuros antropólogos.
O futuro da antropologia conta connosco para mostrar a relevância e a necessidade da nossa ciência. Uma ciência que encontramos em todo lado, importante para compreender a nossa evolução, para não retrocedermos, perceber o nosso comportamento como seres humanos face às múltiplas situações que a vida nos propõe, entender como as alterações no mundo nos mudaram e continuam a transformar. Ainda temos muito para estudar e muito para dar a conhecer, e como ANEANT temos a oportunidade de expor a antropologia para fora da comunidade antropológica.
Em nome de toda a equipa da ANEANT
Francisca Água Duarte,
Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Antropologia
