“A Religião nas Múltiplas Modernidades” – Colóquio Anual 2018 – 4ª edição

      Comentários fechados em “A Religião nas Múltiplas Modernidades” – Colóquio Anual 2018 – 4ª edição

Tem lugar nos próximos dias 20 e 21 de junho de 2018 no ISCTE-IUL o colóquio anual ““A Religião nas Múltiplas Modernidades”, organizado por Clara Saraiva e Marina Pignatelli, sócias da APA. Apresentam trabalhos no colóquio outros sócios da APA, como José Mapril, Maria Cardeira da Silva, Pedro Pereira, Anna Fedele e Lisa Lazzarini.


“A Religião nas Múltiplas Modernidades” – Colóquio Anual 2018 – 4ª edição

20 e 21 de junho de 2018
Auditório Afonso de Barros, ISCTE-IUL

Organização:  Clara Saraiva (CEC-FLUL), Marina Pignatelli (CRIA-NAR / ISCSP-UL)

[+ info]


APRESENTAÇÃO

Reunindo investigadores que estudam a religião e as religiões no contexto das múltiplas modernidades (cronológica e geograficamente), este grupo pretende contribuir para uma aproximação interdisciplinar dos que partilham esta problemática de pesquisa, facilitando a criação de contextos de circulação, troca e cooperação em rede. Esta comunidade de investigadores é articulada a partir de um projeto de colaboração que agora congrega o Centro de Estudos de História Religiosa (UCP), o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP), o Centro de Estudos Sociais – Observatório Policredos (UC), o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Núcleo de Antropologia da Religião (CRIA-NAR), e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC – FLUL) e o Instituto de Sociologia (UP), respetivamente representados por Paulo Fontes, Alfredo Teixeira, Teresa Toldy, Marina Pignatelli, Anna Fedele, Clara Saraiva e Helena Vilaça.

À semelhança do que ocorreu em anteriores edições e cumprindo o objetivo de organizar um encontro anual, em 2018, o colóquio procurará facilitar, uma vez mais, a apresentação, num contexto de troca, das mais recentes pesquisas – em projeto, em curso ou já concluídas. Visa assim, favorecer a partilha de conhecimento, dentro de uma comunidade científica concreta. Além de contarmos com os contributos de todos os que participaram nos encontros anteriores, abre-se a possibilidade de os membros desta rede recomendarem e encorajarem propostas de outros investigadores, nomeadamente, jovens investigadores que estejam a construir as suas trajetórias de pesquisa.

Os itinerários a apresentar, situam-se nos domínios da pesquisa de terreno, da investigação documental, ou da exploração teórica. Enquanto organizadores, procurámos reconstruir uma coerência global, a partir das propostas enviadas. Tal como no ano passado, o colóquio será aberto a outros investigadores e ao público interessado. Serão todos bem-vindos.