XIII Encontros da Primavera – Antropologia, paisagem, sentidos: pesquisa e arte da/na paisagem

      Comentários fechados em XIII Encontros da Primavera – Antropologia, paisagem, sentidos: pesquisa e arte da/na paisagem

XIII Encontros da Primavera (Conferências do Douro 2018)
“Antropologia, paisagem, sentidos: pesquisa e arte da/na paisagem”

7-10 Junho 2018
Picote (Miranda do Douro)

[descarregar programa detalhado]

Inscrições até 25 de Maio 2018. Vagas limitadas preeenchidas por ordem de chegada.


Apresentação

Os Encontros de Primavera representam desde 2006 uma oportunidade para se falar de antropologia, cinema, sentidos e paisagem. O evento é, no entanto, muito mais do que um encontro científico e nele se estimulam diálogos e partilhas com muitas outras formas de conhecer e outros saberes, tendo como terreno um território marcado por uma passagem lenta do tempo – um lugar de natureza, paisagem e traços culturais muito singulares. A XIII edição dos Encontros da Primavera, este ano com curadoria do antropólogo e artista Lorenzo Bordonaro, numa organização conjunta da UTAD e da FRAUGA e apoiada pela Fundação Maria Rosa, o CRIA e a Câmara Municipal de Miranda do Douro, tem como tópico de reflexão: Antropologia, paisagem, sentidos: pesquisa e arte da/na paisagem. A sede dos Encontros de 2018 é a aldeia de Picote, concelho de Miranda do Douro, Trás-os-Montes. Picote afigura-se como um contexto particularmente interessante porque permite um contacto direto com um ecossistema natural cenográfico, marcado pelo rio Douro e suas arribas, e no qual está vincada a presença milenar da atividade humana na paisagem: dos socalcos abandonados à barragem, passando pelos ancestrais sistemas de extracção de água.Marcas que tornam o lugar interessante para explorar a relação entre ser humano e paisagem, e para refletir sobre formas de nela intervir a partir da exploração desta relação. Apesar de manter o seu enfoque antropológico, a XIII edição abre as suas portas a projetos, reflexões e convidados que apresentem reflexões sobre a paisagem e a relação entre paisagem e atividade humana a partir de áreas e práticas de pesquisa diferentes e mais amplas, inclusive artísticas e sensoriais. Os XIII Encontros de Primavera incluem uma residência artística para dois artistas visuais, e serão nossos convidados especialistas de intervenção na paisagem e de soundscape; convidados que integrarão apresentações de antropólogos que trabalham sobre a paisagem e o ambiente, sobre place- -making, sobre a relação entre seres humanos e natureza, abrindo um espaço de reflexão e diálogo entre diferentes práticas de pesquisa na/sobre a paisagem e a sua representação.


Inscrições

A participação comporta o pagamento de 50€. Este valor inclui a participação em todas as atividades previstas e os materiais necessários para as mesmas, alojamento em camaratas de 4 camas com casa de banho privativa, alimentação (pequeno almoço, almoços e jantares), certificado de participação emitido pelo DESG -UTAD-Frauga.

Os interessados deverão efectuar uma transferência de 50€ para a associação Frauga (PT50003504710000996653026) e enviar sucessivamente o comprovativo e os seus dados de contacto para Lorenzo Bordonaro, através do email lorenzo.bordonaro@gmail.com até 25 de Maio 2018.

As vagas são limitadas e serão preeenchidas por ordem de chegada.