Voto de pesar pelo falecimento do antropólogo John Monteiro (UNICAMP)

Caros(as) sócios(as),

A trágica morte de John Monteiro (UNICAMP) num acidente brutal é uma perca inestimável para a antropologia. John Manuel Monteiro era especialista em história indígena, com vasta experiência em pesquisa documental nas Américas, Europa e Índia. Era professor titular do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, onde também coordenava o Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena. Fez mestrado e doutoramento em História na Universidade de Chicago e em Livre-Docência na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

John Monteiro foi um dos intelectuais que integrou os eventos promovidos pela APA para promover a aproximação entre a antropologia portuguesa e brasileira . Participou em 1999 na sessão especial do congresso da associação e fez igualmente parte do elenco de convidados brasileiros que em 2009 integraram o congresso da associação, viabilizando a sua abertura não apenas para além fronteiras como em interfaces disciplinares.

O trabalho de John Monteiro faz parte da linha de frente de uma história antropológica, expressando visões plurais  da história ameríndia em efectiva comunicação com a antropologia e etnografia sobre os índios das Terras Baixas da América do Sul. O seu trabalho é de exemplar originalidade intelectual, tendo inspirado de modo singular gerações vindouras. A investigação que fez e aquela que orientava junto dos seus alunos está a criar uma visão nova e antropologicamente fundada da história ameríndia. É com particular pesar que soubemos desta trágica perda e que deixamos palavras de homenagem ao nosso muito estimado colega.

A direcção e a anterior direção (2006-2009) da Associação Portuguesa de Antropologia

Imagens relacionadas:

Deixe um comentário