José Manuel Sobral, sócio da APA, é um dos oradores convidados das VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia com a palestra “A epidemia da gripe Pneumónica (1918-19) em Portugal no seu contexto histórico”. Esta palestra será apresentada às 14h15 do dia 1 de dezembro de 2018.
As VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia têm lugar nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2018 e são uma organização conjunta do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), do Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH) e do Departamento de Ciências da Vida da da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
José Manuel Sobral possui licenciatura em História (1976) e doutoramento em Antropologia pelo ISCTE em 1993. Mantendo uma perspectiva interdisciplinar, em que a antropologia se articula com a história e a sociologia, prosseguiu o seu trabalho em domínios como a etnicidade e o nacionalismo, o racismo, a memória social, as epidemias, a história da antropologia portuguesa, a alimentação e a cozinha. É autor de vários livros entre os quais se destaca A Pandemia esquecida: olhares comparados sobre a “Pneumónica” (com Maria Luísa Pedroso de Lima, Paula Castro e Paulo Silveira e Sousa), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009; Foi Presidente da Associação Portuguesa de Antropologia entre Dezembro de 2001 e Setembro de 2006. É membro das seguintes associações: AAA (American Anthropological Association); EASA (European Association of Social Anthropologists); ASFS (Association for the Study of Food and Society), APA (Associação Portuguesa de Antropologia).