José Manuel Sobral nas VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia como orador convidado

      Comentários fechados em José Manuel Sobral nas VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia como orador convidado

José Manuel Sobral, sócio da APA, é um dos oradores convidados das VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia com a palestra “A epidemia da gripe Pneumónica (1918-19) em Portugal no seu contexto histórico”. Esta palestra será apresentada às 14h15 do dia 1 de dezembro de 2018.

As VI Jornadas Portuguesas de Paleopatologia têm lugar nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2018 e são uma organização conjunta do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), do Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH) e do Departamento de Ciências da Vida da da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

[+ info]

José Manuel Sobral possui licenciatura em História (1976) e doutoramento em Antropologia pelo ISCTE em 1993. Mantendo uma perspectiva interdisciplinar, em que a antropologia se articula com a história e a sociologia, prosseguiu o seu trabalho em domínios como a etnicidade e o nacionalismo, o racismo, a memória social, as epidemias, a história da antropologia portuguesa, a alimentação e a cozinha. É autor de vários livros entre os quais se destaca A Pandemia esquecida: olhares comparados sobre a “Pneumónica” (com Maria Luísa Pedroso de Lima, Paula Castro e Paulo Silveira e Sousa), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009; Foi Presidente da Associação Portuguesa de Antropologia entre Dezembro de 2001 e Setembro de 2006. É membro das seguintes associações: AAA (American Anthropological Association); EASA (European Association of Social Anthropologists); ASFS (Association for the Study of Food and Society), APA (Associação Portuguesa de Antropologia).