CFP: II Congresso Internacional Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

      Comentários fechados em CFP: II Congresso Internacional Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

II Congresso Internacional Limite(s): Experiências e Desafios da Humana Condição

Em geral, associamos o conceito de limite a fronteira, marco, fim, baliza, magnitude fixa, obstáculo, restrição e repressão (social, física, psíquica, legal), à linha, real ou imaginária, que separa algo (espaço, tempo, sentimento, capacidades, forças). O limite insere o ser humano no universo do conhecido, do vivido, do dominado ou possuído, do que se alcança; o limite faz-se necessário: é frente a um limite que uma coisa se define, ganha forma, se diz, é o que é.

Paralelamente, e em sentido inverso, o limite oferece-se ao humano, hoje como nunca, como um ponto de partida, como um começo, como um desafio ao mais além. E esta projeção é uma experiência por acontecer, é o desconhecido por revelar, é o real por criar; é um mais além de uma finitude – um desafio à condição bio-psíquico-socio-cultural-espiritual –, que traz já em si mesma a pergunta pelo limite deste por acontecer, por revelar, por criar. O conceito de limite tem como correlato, então, os conceitos de eternidade, imensidão, incomensurabilidade, superação, libertação.

O segundo congresso internacional promovido e dirigido pelo IEAC-GO – Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização propõe-se abordar o tema do(s) limite(s), em todas as suas aceções e em todos os campos do saber:

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

Atitudes, crenças e símbolos na relação com o(s) limite(s)

Representações e ocultações sociais do(s) limite(s)

Posicionamentos face a situações-limite

Questionamentos éticos relativos a experiências do(s) limite(s)

Identificações de situações conducentes a experiências de limite(s)

A Comissão Científica deste Congresso recebe propostas de comunicação até ao dia 15 de novembro de 2019. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o email congressolimites@gmail.com e nelas devem constar:

– título da comunicação em português e inglês;

– resumo da comunicação em português e inglês (até 2500 caracteres cada);

– cinco palavras-chave em português e inglês;

– resenha biográfica do autor em português e inglês (até 1000 caracteres).

Todas as informações em https://congressointernacionallimites.pt/

Imagens relacionadas: